quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5 de Outubro de 1143- Tratado de Zamora

«O convénio de Zamora é a consequência última de uma série de lutas entre Afonso I de Portugal e Afonso VII, de Leão e Castela. Com efeito, ao mesmo que, habilmente, preparava a organização eclesiástica do estado português, Afonso Henriques não cessava de inquietar o monarca leonês, invadindo-lhe, com fortuna vária, os territórios.
(...) durante mais de 150 anos, os reis de Portugal secundados pelos ricos homens e infanções, pelos seus homens de armas e ainda pelos homens do povo, agremiados nos concelhos , vão conquistando e ocupando o território palmo a palmo, consolidando a posse, povoando, repovoando, ou assegurando regalias, pela concessão de forais, aos núcleos de população já existentes.
(...) a nação, que se constitui e organiza, vai ganhando a pouco e pouco a base geográfica em que há de desenvolver-se e perdurar. E a personalidade do rei, em volta da qual se congregam os elementos mais significativos da população, os valores reais como forças políticas, que hão de dar eficiência à ideia nacional, é a consubstanciação da nova comunidade que se organiza- a nação portuguesa.»


História de Portugal- Edição monumental da portucalense editora- Volume II

Sem comentários:

Enviar um comentário