sábado, 27 de março de 2010

Uma introdução à metafísica da física quântica

«A mensagem da física moderna é a de que a realidade física tem como fronteiras todos os aspectos de uma ordem transcendente. No fundamento das coisas, existem partículas elementares que podem exercer influências recíprocas instantâneas a longa distância, podendo-se considerar significativamente possuidoras de propriedades mentais e existir em estados que são, como escreveu Heisenberg, " não absolutamente reais, mas entre a ideia de uma coisa e uma coisa real". Assim, da mesma forma que átomos mortos constituem organismos vivos e moléculas estúpidas constituem cérebros inteligentes, entidades metafísicas constituem a realidade física.»


Em busca da realidade divina-A ciência como fonte de inspiração- Lothar Schaffer publicado pela ésquilo 1ª edição Outubro de 2003.

Este ensaio é verdadeiramente um hino à ciência.Ao ler este livro, que está escrito numa linguagem acessível ao grande público, ficamos com a nítida sensação de que a ciência e a espiritualidade não estão separadas. O velho e eterno dilema científico-religioso- espiritual, está em vias de ser resolvido, e tudo graças à mecânica quântica que veio revolucionar por completo o edifício científico assente numa visão mecanicista do universo. Hoje sabe-se que o universo não é estático nem mecânico, nem sequer obedece a leis pré-determinadas. O que quer dizer, em bom rigor, que nós humanos temos uma palavra a dizer sobre o nosso destino, o colectivo e o individual.

Sem comentários:

Enviar um comentário