terça-feira, 23 de março de 2010

Quando o futebol se torna o pior espectáculo do mundo

Este título poderá parecer exagerado, mas quando vemos o que se vai passando à volta do futebol, não poderemos deixar de concordar um pouquinho com este título.
Eu gosto de futebol, mas tenho a noção e a clareza de espírito para perceber que o futebol serve para desviar as atenções. Uma grande parte das pessoas não gosta de futebol, quando muito, gosta de um clube de futebol, o que não é a mesma coisa. Como dizia aqui há tempos um jornalista num artigo de opinião: «Em portugal não existe cultura desportiva. Em primeiro lugar gosta-se de um clube de futebol, depois gosta-se de futebol e por último gosta-se de desporto, quando a ordem deveria ser a inversa...»
Como grandes adeptos de futebol que somos, passamos a vida a achincalhar os adeptos rivais, apedrejam-se autocarros e pessoas, diz-se cobras e lagartos de certos dirigentes passando a não haver respeito por ninguém. Jogadores, treinadores e dirigentes vão alinhando nisto com maior ou menor cumplicidade. Este último derby benfica-porto serve perfeitamente de barómetro para aquilo que acabo de dizer. Desde agressões de alguns jogadores até bombas e cadeiras lançadas para o campo sem esquecer o constante estado de afrontamento que os dirigentes vão semeando ao deixar no ar insinuações. Nem se sabe ganhar nem se sabe perder, é uma salsada total.As pessoas ignoram o sntido da palavra fair-play e também ignoram que não têm cultura desportiva, porque cultura desportiva para essas mesmas pessoas é ser-se adepto de um clube de futebol.
O futebol actual está minado pelo dinheiro e pelos agentes que o fazem girar. E que dizer de um senhor que eu adorava vê-lo jogar quando ainda estava no activo, esse senhor dizia eu, recusou-se aqui há dias a falar para a imprensa portuguesa por altura do sorteio dos campeões e da liga europa. Está no seu direito recusar-se a falar, mas deveria transmitir essa sua opção de uma forma discreta e polida e não como o fez: «para a imprensa portuguesa zero....» Mas o que é isto? São deuses na terra???

Sem comentários:

Enviar um comentário